Luis Carlos Zovin de Barros Fernandes
Engenharia x Valorização Profissional
Olá! Retomando o blog, pretendemos dar novo alento e dinâmica a este canal de comunicação com clientes, fornecedores, colaboradores e seguidores da Zovin Engenharia.
Já há um novo alento no horizonte, ao menos na área de projetos, com desenvolvimento de novos estudos e anteprojetos principalmente nas áreas industrial, de saneamento e de infraestrutura.
A retomada, no entanto, tende a ser demorada e custosa para os profissionais de engenharia, pois sabemos que há muita demanda represada, pouca oferta e enorme disponibilidade de profissionais no mercado.
Um fator que certamente merece atenção é nos atentarmos à união necessária entre nós, engenheiros, tecnólogos, técnicos e projetistas, para que não se pratique horários descabidamente baixos! Isso vem ocorrendo, e as empresas contratantes estão, como bons capitalistas, se aproveitando dos profissionais que se subvalorizam.
Devemos seguir tabelas de honorários mínimos sempre, recomendadas por Conselhos, Institutos ou Associações representativas das Classes, sem exceções. Se houver esta boa prática, que valoriza nossas profissões, certamente a qualidade dos serviços técnicos irá melhorar, como consequência primeira, mas, além disso, as oportunidades de emprego na área de engenharia em geral aumentarão, como consequência do maior giro financeiro.
Não podemos vender nossa tão preciosa "hora técnica" a um preço irrisório. Isso compromete não só nossas categorias e classes técnicas, mas acaba por trazer um ônus para toda a sociedade, pois é a Engenharia que está aqui para projetar, planejar, executar e atender às demandas por Saneamento, Energia, Infraestrutura de transportes, Habitação, entre tantos outros.
#valorizeaengenharia #semengenharianaohadesenvolvimento
#Inovação #Engenharia #EmpresadeProjetos #ConsultoriaemEngenhariaCivil #Zovin