top of page
  • Foto do escritorLuis Carlos Zovin de Barros Fernandes

Engenharia x Valorização Profissional


Olá! Retomando o blog, pretendemos dar novo alento e dinâmica a este canal de comunicação com clientes, fornecedores, colaboradores e seguidores da Zovin Engenharia.

Já há um novo alento no horizonte, ao menos na área de projetos, com desenvolvimento de novos estudos e anteprojetos principalmente nas áreas industrial, de saneamento e de infraestrutura.

A retomada, no entanto, tende a ser demorada e custosa para os profissionais de engenharia, pois sabemos que há muita demanda represada, pouca oferta e enorme disponibilidade de profissionais no mercado.

Um fator que certamente merece atenção é nos atentarmos à união necessária entre nós, engenheiros, tecnólogos, técnicos e projetistas, para que não se pratique horários descabidamente baixos! Isso vem ocorrendo, e as empresas contratantes estão, como bons capitalistas, se aproveitando dos profissionais que se subvalorizam.

Devemos seguir tabelas de honorários mínimos sempre, recomendadas por Conselhos, Institutos ou Associações representativas das Classes, sem exceções. Se houver esta boa prática, que valoriza nossas profissões, certamente a qualidade dos serviços técnicos irá melhorar, como consequência primeira, mas, além disso, as oportunidades de emprego na área de engenharia em geral aumentarão, como consequência do maior giro financeiro.

Não podemos vender nossa tão preciosa "hora técnica" a um preço irrisório. Isso compromete não só nossas categorias e classes técnicas, mas acaba por trazer um ônus para toda a sociedade, pois é a Engenharia que está aqui para projetar, planejar, executar e atender às demandas por Saneamento, Energia, Infraestrutura de transportes, Habitação, entre tantos outros.

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Atualização - Processo Seletivo

Informamos que desde 10/03/2017 não estamos mais aceitando o envio de currículos, devido ao enorme contingente recebido até 09/03/2017. As entrevistas deverão acontecer na segunda quinzena de abril/20

Um ano para se estabelecer.

Após muitos contratempos surgidos com a crise que atingiu a todos no país, e que ao longo de 2016 afetou profundamente os setores da Construção Civil e da Engenharia no Brasil, a Zovin Engenharia inic

Siga o Blog da Zovin Engenharia!

Com o início das atividades em 2017, sentimos a necessidade de abrir um canal para interagirmos com nossos clientes, colaboradores, profissionais da engenharia e demais seguidores que têm interesse em

bottom of page